sábado, 29 de junho de 2013

O Currículo Básico Comum e o vandalismo


Vandalismo. [ Do fr. vandalisme.] S. m. 1. Ação própria de vândalo. 2. destruição daquilo que, por sua importância tradicional, pela antiguidade ou pela beleza, merece respeito. (Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Ed. Nova Fronteira)

O dicionário me parece desatualizado. Então escrevo no quadro um significado mais de acordo com o calor da hora:

"VANDALISMO. Ato de destruição de bens públicos e/ou privados."

E explico:

"Se eu pegar o meu caderno e rasgá-lo inteirinho é vandalismo?"

Um aluno se arrisca:

"Não".

"Por que?" pergunto.

"O caderno é seu".

"Exatamente. É meu. Mas se eu pegar livros da escola e rabiscá-los todos, estou cometendo um ato de vandalismo?"

"Ah, entendi!" disse M. com os olhos brilhando de compreensão.

"E na nossa escola, tem muitos atos de vandalismo? Quais? Por que alguns alunos praticam vandalismo?" Jogo as perguntas no ar e deixo que os alunos respondam, pensem, reflitam. Mesmo que todos falem ao mesmo tempo, não importa.

A sala de aula é a rua onde eu milito todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário