sábado, 20 de abril de 2013

Resultados do PAAE

Aos quarenta e quatro minutos do segundo tempo consegui inserir todos os dados dos meus alunos no sistema do PAAE. Sistema de avaliação interessante. Gostei. Desejo explorá-lo melhor. Adoro quando a educação mineira avança em tecnologia.

Meus alunos estão dentro da média da escola: quase 50% de acertos. É um nível baixo. Mas o que fazer se alguns colegas insistem em ensinar uma história europeizada? Nada contra a Europa, afinal somos fruto da cultura europeia também. Entretanto meu foco como educadora é a história brasileira. É basicamente a história do Brasil que cai em todas as avaliações sistemáticas dos governos estadual e federal.  E se essa história mantém links com a história dos outros continentes (e obviamente mantém, isso é inquestionável) faço os downloads necessários para o entendimento do contexto nacional e ponto final.

Nada de torturar os alunos com a formação da Grécia arcaica, com detalhes da formação do feudalismo, com os impérios carolíngio e merovíngio e companhia limitada. Bobajada. Resumo a Idade Média ao fortalecimento da Cristandade e já caio na Reforma Protestante que os alunos adoram porque são quase todos evangélicos.

São questões delicadas, eu sei. Não me leve a mal, caro colega. É que gosto de escrever. E se for preciso reescrever  tópicos do livro didático pra que meus alunos aprendam melhor, prefiro fazer isso a ficar pregando ao vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário