sábado, 20 de abril de 2013

Resultados do PAAE

Aos quarenta e quatro minutos do segundo tempo consegui inserir todos os dados dos meus alunos no sistema do PAAE. Sistema de avaliação interessante. Desejo explorá-lo melhor. Gosto quando a educação mineira avança em tecnologia.

Meus alunos estão dentro da média da escola. Quase 50% de acertos. É um nível baixo. Mas o que fazer se insistimos em ensinar uma história europeizada? Afinal, somos fruto da cultura europeia também. Entretanto devemos ter como foco a história brasileira. É basicamente a história do Brasil que cai em todas as avaliações sistemáticas dos governos estadual e federal.  E se essa história mantém links com a história dos outros continentes façamos os downloads necessários para o entendimento do contexto nacional e ponto final.

Nada de torturar os alunos com a formação da Grécia arcaica, ou com detalhes da formação do feudalismo, impérios carolíngio e merovíngio, etc. Bobajada. Eu, por exemplo, resumo a Idade Média ao fortalecimento da Cristandade e já caio na Reforma Protestante que os alunos adoram porque são quase todos evangélicos.

É preciso reescrever tópicos do livro didático pra que os alunos aprendam melhor. É preciso que o professor de historia seja mais que um professor. É preciso que ele também seja um historiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário