terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Alunos difíceis (2)

Tem uma turminha no oitavo ano b que vai me dar trabalho, muito trabalho. Perto dela W. é fichinha. Aliás, W. não foi à aula hoje. A classe parecia outra: super atenta e super interessada. O meu problema com W. é apenas um: ele consegue desestabilizar toda a turma. Meus raios neutralizadores não funcionam muito bem nele. Ou funcionam por um período e depois perdem o efeito. É um menino que necessita de doses constantes de raios neutralizadores.

Ah, você não entendeu direito? Raios neutralizadores? Vou explicar. Raios neutralizadores são a minha arma secreta contra alunos difíceis. Não se trata de paralisar o aluno, apenas neutralizar sua influência negativa dentro da sala de aula. Funciona basicamente assim:

a) RAIO 01 - Explico uma matéria qualquer e lanço uma pergunta para meus alunos. Olho imediatamente para o aluno alvo e aproveito qualquer coisa que ele diz. Mesmo que seja somente uma palavra no meio de um monte de pensamentos desconexos. Ou seja, SEMPRE VALORIZO A FALA DO MEU ALUNO  DIFÍCIL.

b) RAIO 02 - Peço aos alunos para fazerem uma atividade. Fico de olho no aluno alvo. Se ele não se mexer, vou até a sua carteira e prometo pontos. Mesmo que ele me traga um caderno caindo aos pedaços e o exercício todo incorreto, mesmo assim ele ganha os pontos. Ou seja, SEMPRE VALORIZO AS POUCAS ATIVIDADES QUE MEU ALUNO DIFÍCIL FAZ.

c) RAIO 03 - Procuro tratar meu aluno difícil da mesma maneira que trato os outros: com boa vontade. Por isso, respondo a todas as perguntas, incluindo as mais estapafúrdias. Dou um jeito de torcer o sentido da provocação e mostrar que sua dúvida é relevante e que seu questionamento é inteligente. Ou seja, SEMPRE APROVEITO AS OPORTUNIDADES QUE SURGEM PARA FAZER O ALUNO DIFÍCIL ACREDITAR QUE ELE PODE, ELE CONSEGUE, ELE É INTELIGENTE.

Todo esse blá, blá, blá funciona? Nem sempre. Já desisti de muitos alunos pelo caminho.

2 comentários:

  1. Olá D. Margarida. Descobri hoje o blog e vou seguir.
    Também sou professora de História ( em Portugal).

    ResponderExcluir
  2. Querida, penso e ajo como vc, quando o assunto é aluno difícil. Apenas por uma questão de semântica, dou o nome de MDP(Mecanismos de Defesa Pessoal). Afinal, nunca sabemos quando e como seremos agredidos fisicamente por esses difíceis alunsos, pois verbalmente acontece sempre,não é mesmo? Abraços!!!!!!

    ResponderExcluir