sábado, 8 de junho de 2013

A militância imaginária

Leio no jornal uma crônica do Arnaldo Jabor  em que  ele escreve sobre o "militante imaginário", uma expressão, segundo o autor, cunhada por José Arthur Gianotti.

Mas quem é o "militante imaginário"?  Segundo Jabor, o "militante imaginário" é aquele que sonha com uma revolução, que deseja e defende grandes mudanças sociais e políticas, que se afirma como uma pessoa de esquerda, mas que não move uma pedrinha sequer em qualquer direção em prol de seus ideiais. Ao "militante imaginário" basta ter idéias. Ele sonha "com uma vitória sem lutas".

Nós professores, caro colega, em nossa imensa maioria, somos todos "militantes imaginários". Sonhamos com um bom salário, mas não fazemos nada no nosso dia a dia para consegui-lo. Nem mesmo corremos atrás da regularização da nossa situação funcional. Também não buscamos conhecer a legislação para conhecermos melhor os nossos direitos. Não questionamos as ameaças  das  inspetoras, repetidas pelas diretoras "papagaias" em cima das nossas cabeças. Em geral, somos contra as greves porque pensamos apenas na obrigação da reposição das aulas.  Como se a Secretaria de Educação tivesse à sua disposição um batalhão de inspetoras para dar conta de fiscalizar minuciosamente todas as escolas estaduais de Minas Gerais!

Mas uma coisa, nós, professores-militantes-imaginários fazemos muito bem: viramos madrugadas para entregar os diários no prazo correto. Ufa! E, quando conseguimos, nos vangloriamos de sermos excelentes profissionais. Não é assim? Outra coisa que desejamos do fundo do nosso coração é que, um dia, o governador acorde de bom humor e resolva nos dar um aumento salarial decente, o suficiente  para dignificar a nossa profissão. Assim, da noite para o dia.

Você pode me dizer: "EU NÃO!! EU NÃO SOU ASSIM. EU LUTO. EU PARTICIPO DAS ASSEMBLÉIAS, EU ME ENVOLVO, EU QUESTIONO".Ok! Eu acredito em você. Eu também não me dobro facilmente. Nem me iludo.

Helloooooo! Vamos acordar, categoria? Vamos parar com essa militância imaginária? Vamos fazer o nosso dever de casa direitinho? O para casa dos professores é um só: greve, greve, greve! Mesmo que seja por tempo determinado como quer o sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário