sábado, 11 de maio de 2013

Oráculo

Estou passando por um momento pessoal muito difícil. Problema de saúde na família. Quem já passou por isso sabe como ficamos desorientados diante do diagnóstico de uma doença grave. Alguns se agarram a Deus. Outros, a Jesus. Várias pessoas fazem promessas aos santos de devoção. E existem aquelas que preparam uma boa oferenda para os orixás. Em matéria de religião, não tenho preconceitos. É assunto que me interessa muito, historicamente. Quanto à minha fé, sei que fraquejo, mas procuro, de acordo com a demanda, respeitar o mistério profundo da vida e da morte.

No desespero, fui bater à porta de um oráculo. Muitos vão dizer que essas coisas de magia têm parte com o diabo. No entanto, é bom lembrar que houve um tempo em que pessoas eram queimadas vivas, em praça pública, em nome de Deus e da Cristandade. Graças a Deus e aos homens, esse tempo passou. Tenho muito medo dessas pessoas que vêem o demônio em tudo. Imagine, viver enxergando o lado ruim de tudo o tempo todo! Deus me livre e guarde!

O "cartomante" que me atendeu é meu amigo de longa data. Morávamos na mesma cidade. Ele foi aluno de minha mãe. Antes da sessão, conversamos um pouco. Ele me contou do seu amor pela  Arte e da sua vontade de realizar uma performance vídeo-teatral. Após descrever as cenas surreais e maravilhosas que imaginou, lembrou-se de minha mãe e do dia em que tomou contato, pela primeira vez, com a poesia romântica indianista:

 _  Sua mãe entrou na sala e disse: "Hoje vamos estudar Gonçalves Dias". E começou a recitar o poema "I Juca Pirama". Ela recitava o poema e chorava. E eu, vendo aquela mulher tomada pelo poder da poesia, também chorei. Naquele momento a Arte foi revelada a mim, porque na minha casa eu não tinha contato com a Arte, nem com a Poesia.

Meu amigo me contou essa história emocionado. Senti vontade de chorar também. Não é incrível o poder que um(a) professor(a) tem sobre seus alunos? As marcas são pra toda vida.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário