sábado, 18 de maio de 2013

Módulo II pra quê?

Essa coisa chamada Módulo II é bacana na teoria. Na prática, não vai pra frente. Professor precisa de independência. É normal. Esse controle que querem nos impor é um horror. Se tem que haver Módulo II, quem tem que estabelecer as regras são os próprios professores. Essa postura de controle é ridícula. A Secretaria de Educação trata os professores e diretores como alunos. "Se vocês não cumprirem as regras serão punidos!" O discurso é este. E o mais lamentável é que muitos  professores se submetem a essa humilhação de serem tratados como incapazes. A quantidade de papéis para preencher é interminável.

Hoje tem Módulo II. Não sei se vou comparecer. Tenho preguiça do ritual pedagógico. Aquelas mensagens que são distribuídas antes, tipo "mesmo que tudo esteja péssimo, sinta-se feliz" me cansam. Nas reuniões costumo dizer tudo o que penso francamente, por isso não sou bem aceita. Como as minhas ideias pedagógicas parecem loucas demais, recolho-me à minha insignificância e vou tocando a vida. Parto do princípio de que preciso ensinar meus alunos a interpretar um texto. Todo o resto é pretexto. Sigo o CBC adaptado à minha conveniência e à realidade dos meus alunos.

O Módulo II deveria ser um tempo gasto para decidir quais textos os alunos irão ler. Nós, caro colega, temos obrigação de selecionar bons textos. Bons textos, por favor! Só isso já melhoraria a escola pública. Acredito nisso. Despertar o interesse pela leitura. Todo o resto pode esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário