domingo, 5 de maio de 2013

Conselho de classe

Para que serve um conselho de classe? Na teoria, pelo que sei, o conselho de classe serve para que os professores, reunidos, façam um balanço da situação das turmas, dos alunos, e decidam sobre questões referentes ao processo ensino-apredizagem, de maneira geral.

Entretanto, os conselhos de classe dos quais tenho participado se resumem a citar as médias alcançadas pelos alunos, enquanto as especialistas as anotam em um formulário. Será que não existe um programinha de computador para isso, não?

A intenção das especialistas é a melhor possível. Elas querem que os índices da escola melhorem. Elas se esforçam, mas a papelada sem fim acaba por afogá-las no mar da BURROcracia do Reino da Província. Uma papelada besta, sem sentido. Bastava uma ata do conselho. O resto, as notas, as médias, se perdeu, se ganhou, quem é destaque, quem não é, enfim, deixa tudo isso para um programa de computador. Aliás, é só usar o software do PAAE como modelo. Lança-se as notas e o programa fornece a sistematização dos dados em gráficos, incluindo o rendimento de cada aluno. Aí então, de posse desse material, as especialistas podem traçar uma estratégia, um planejamento, uma reunião mais produtiva.

É tão simples, mas o Reino da Província não quer saber da realidade. Ele quer viver da ilusão das propagandas dos seus feitos falsos na televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário