segunda-feira, 21 de março de 2011

Inclusão digital? Onde? Como? Quando?

No meu perfil está publicado que já passei por várias escolas. Pois bem, em todas elas as salas de informática ficavam trancadas. Quando solicitávamos a chave, as diretoras se recusavam: "o laboratório não está funcionando"; "estamos aguardando um professor de informática da Secretaria de Educação"; "você já fez curso de informática?"; "os alunos vão estragar os computadores", etc.

Quem já tentou furar esse bloqueio sabe do que eu estou falando. A coisa pode até ter melhorado de uns tempos pra cá, acredito eu. O fato é que muitas diretoras mantém uma postura de "proprietárias" das escolas públicas. Elas se acham "as donas da escola". É claro que elas são donas da escola pública. Todos nós somos donos da escola pública: professores, alunos, serviçais, secretários, pais, enfim, toda a sociedade é. O que está lá é pra ser usado por todos.

A escola na qual trabalho passou por uma longa reforma. O prédio foi praticamente reconstruído e, finalmente, passamos a ter a nossa sala de informática. Trancada: um ano, dois anos... e sem explicações concretas.

Somente com a mudança da direção e ainda sem solução para o imbróglio BURROcrático que não permite que os computadores da SEE-MG sejam ativados, é que a nova diretora, pessoa esclarecida, abriu as portas da sala de informática.

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