sexta-feira, 18 de outubro de 2013

$ Não existe Educação de qualidade sem a valorização do professor $

E as manifestações do dia 15 de outubro? Eu esperava mais. Pelo menos, o discurso da mídia parece ter incorporado a necessidade de aumento salarial para os professores. Só isso já significa um avanço. Nos telejornais havia um discurso mais favorável a apoiar os professores na luta por melhores salários.

Todos nós precisamos agir para que a mídia troque o discurso de "mais investimentos para a educação" por um novo texto: "aumento salarial para os professores" ou "valorização salarial dos professores". Precisamos agir para conectar e fixar a ideia "salários baixos = educação de má qualidade". Se conseguirmos isso, ou seja, que a mídia incorpore e dissemine essa ideia, estaremos no caminho que realmente levará a alguma mudança.

Há algo que os sindicatos precisam levar em conta: sem o apoio da sociedade e da mídia não iremos a parte alguma. Os políticos precisam sentir que se não atenderem às reivindicações dos professores terão prejuízo eleitoral. Os professores deveriam agir no sentido de construir ações e ideias que ameaçem o conforto político de governantes e legisladores.

Já falei neste blog e repito: professores deveriam aprender a agir para tentar determinar o resultado de eleições através da união da categoria e da influência sobre seus alunos. No dia em que se chegar à conclusão de que o resultado de uma eleição (local ou regional) foi determinado (em parte ou no todo) por causa das ações de professores, pronto! Estaremos no comando!

E nós, do Reino da Província? E nós, caro colega, da República das Alterosas? O que vamos fazer para mostrar ao governo que não estamos mortos nem enterrados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário