terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia dos Professores

O que dizer, caro colega?
Vou lhe confessar uma coisa: detesto aquelas mensagens distribuídas em reuniões pedagógicas. Mensagens do tipo "se uma pedra de dez toneladas cair em cima da sua cabeça, sorria e mantenha o bom humor". Odeio esse tipo de mensagem! Elas são uma praga, uma epidemia que precisamos combater. Esses textos são nefastos pois ao invés de nos confortar, eles nos colocam ainda mais pra baixo pois são hipócritas! Chega a ser patética a lição de submissão presente nessas mensagens. Em quase todas, o subtexto é "se você está na pior, aceite o seu destino pois ser professor é uma missão, a mais digna de todas, e você é forte, é o mestre capaz de superar todos os obstáculos". Muito obrigada, eu dispenso esse tipo mensagem. Eu não sou Deus. Eu não sou Jesus. Eu não sou o Dalai Lama. Eu não tenho essa grandeza espiritual de aceitar tudo. Mesmo porque eu gosto de pensar em Jesus como um grande revolucionário. Por isso, caro colega, a minha mensagem  do dia dos Professores para você é uma mensagem de luta.

Não aceite. Lute.Questione. Informe-se. Mande a buRRocracia para o espaço. Participe. Mobilize. Manifeste. Reivindique. Faça valer o seu valor. E trate bem os seus alunos, pois crianças e adolescentes não têm culpa das incapacidades dos adultos de lhes oferecer um mundo decente. Eles são a parte boa dessa história, aquela que nos diverte, e para quem realmente trabalhamos, apesar de toda agressividade, apesar de toda violência, apesar de toda negligência.

Então, feliz Dia dos Professores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário