sábado, 12 de outubro de 2013

Eu queria ser carioca

Eu queria ser carioca. Ser íntima da "cidade maravilha / purgatório da beleza e do caos". Lembro-me bem da minha primeira vez no Rio de Janeiro. Fiquei deslumbrada com a beleza natural e arquitetônica da cidade. Uma metrópole que inspira e transpira história, emoldurada por uma natureza exuberante. Uma natureza poluída, é verdade, mas capaz de extasiar a alma. E para todo lugar que se olha as fachadas despertam curiosidades e provocam surpresas.

E o povo? Aquela irreverência divina que deixa todo mundo sempre à vontade. Aquela criatividade inesperada que desafia preconceitos. Aquela malandragem estereotipada necessária à sobrevivência na selva de vaidades e desiguladades da Corte. O Rio é a Corte. Uma vitrine do Brasil para o próprio país e para o mundo.Um dos meus sonhos é morar lá. Um ano, no mínimo.

Como acontece com toda grande paixão, é claro que já me decepcionei com a cidade maravilhosa e com seus habitantes. Mas paixão vai e volta. E agora estou completamente encantada, de novo. Não é um acontecimento formidável as mobilizações dos professores que estão acontecento por lá?  Não é sensacional que a greve dos professores municipais esteja ganhando o apoio da sociedade carioca e que a categoria tenha conseguido levar milhares e milhares de pessoas às ruas? Ontem a justiça anulou a sessão de votação do plano de cargos e salários que o prefeito Eduardo Paes tentou impor à força.Para o dia 15 de outubro está prevista uma grande manifestação a favor da educação de qualidade e pela valorização salarial do professor.

E nós, caro colega? E nós aqui do Reino da Província? Da República das Alterosas? O que vamos fazer para nos salvar desse salário miserável e da destruição da nossa carreira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário