segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O sonho de D. Margarida

"Eu tenho um sonho". No meu sonho, dezenas de milhares de professores se unem  numa grande manifestação pública pela valorização dos profissionais do magistério e por uma educação pública de qualidade.A manifestação é uma grande passeata. Uma passeata de milhares de pessoas. Uma passeata como há muito tempo não se vê nas ruas das cidades brasileiras. Uma passeata gigante que nos faz lembrar dos tempos entusiasmados da campanha pelas Diretas-Já.No meu sonho, pais e alunos também se juntam aos professores e, pouco a pouco, artistas, intelectuais, jornalistas e trabalhadores também participam.

Essa passeata caminha em direção a um grande palco. A passeata vira um grande show, uma grande festa. Várias pessoas discursam e defendem a valorização do professor como pedra fundamental para conquistarmos uma educação de qualidade. Intelecutais e especialistas explicam para a multidão quais são os verdadeiros motivos que levam o governo a não ter interesse em investir o que é necessário na educação. Artistas enfeitam e animam a festa.No meu sonho, o governo é profundamente humilhado por essa demonstração de cidadania consciente e poderosa.

Mas, não sei se o governo acata ou não as reivindicações dos professores...não sei se a greve acaba...só sei que essa manifestação fica na memória das pessoas. E que também fica o sentimento de termos feito a nossa parte; de termos lutado pelo que é justo; de termos usado as nossas principais armas que são a liberdade de expressão e de manifestação. Também fica a lição de que, cada vez mais, temos de aprender a votar nas pessoas que defendem verdadeiramente os interesses da maioria da população e não os interesses dos ricos.

Viva Martin Luther King que nos ensinou que temos o direito a ter sonhos e que não devemos nos envergonhar deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário