quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Hora do recreio (2)

Não há nada no mundo da escola que me irrita mais do que a imposição de um projeto pedagógico improvisado com prazo "para ontem" e sobre o qual os professores não foram sequer consultados.

Há apenas duas semanas, fomos informados em pleno recreio que o tema da Feira de Cultura  é a "saúde". E que os subtemas foram pré-determinados e sorteados, assim como as duplas de professores e as turmas com as quais cada dupla iria trabalhar.

Francamente. Morro de preguiça! Tenho que parar tudo pra atender às "ordens" das  especialistas.

O subtema que coube a mim e à professora de português foi "doenças da coluna vertebral".

Como d. Margarida é doida e gosta de complicar as coisas,  ela resolveu se rebelar e fazer um grande mural metafórico sobre "As Doenças do Brasil", com textos de criação coletiva  ilustrados com notícias de jornais e revistas.

As doenças do Brasil apontadas pelos alunos foram a desigualdade social, a violência, a corrupção e a agressão ao meio ambiente. Identificamos os sintomas e os alunos, agora, estão construindo textos para apontar atitudes de prevenção.

Vai dar trabalho, mas espero que fique bom. O que me anima é que todos estão colaborando e participando. Só por isso já vale o esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário