terça-feira, 24 de maio de 2011

Ainda sobre a polêmica do tal livro dídático...

E quando alguns caros colegas dizem "vou estar encaminhando", "vou estar distribuindo", "vou estar passando nas salas de aula"? Sinto vontade de esconder minha cara em um buraco no chão. Esta praga medonha, o "gerundismo", contaminou a nossa língua e está presente em todo lugar, até na escola.

Ah! E existem outras pérolas que escutamos entre os nossos pares, todos os dias: "estou meia doente"; "estou menas cansada", "vamos parar com essa discurssão", "são meio dia e meio".Enfim, me responda, por favor: você corrige os seus colegas? Qual é a diferença entre as pérolas citadas acima e o "nóis foi", "nóis cumeu", "nóis gosta", dos alunos??

Todos nós cometemos erros de português. Nossa função enquanto educadores é ensinar, praticar e difundir a norma culta da língua. E não precisamos carregar na tinta para corrigir nossos alunos. Podemos fazer isso de maneira leve, bem humorada e mais tolerante. Afinal, o aprendizado da língua é para a vida toda. E na escola, penso eu, o mais importante e mais difícil é aprender a pensar, a raciocinar, a relacionar e construir conhecimentos úteis. O mais difícil é aprender a ler o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário