segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PNLD - Como escolher um livro didático

Você, caro colega, já deve ter percebido que sou a rainha da reclamação. Não será diferente em relação ao tema "livros didáticos".

Não existe livro didático ideal. Todos têm problemas. Então, como escolher o melhor livro didático pra você e seus alunos? Não é fácil, ainda mais se temos consciência de que é impossível ler todas aquelas coleções que as editoras mandam para as escolas. Podemos folheá-las, ler várias páginas, analisar as sinopses, mas não podemos nos iludir pelas aparências.

Minhas dicas sobre essa difícil escolha não são dicas de uma especialista. O livro que julgo o melhor meu caro colega pode não gostar. Enfim, são apenas umas dicazinhas ordinárias pra tentar facilitar a vida de quem tem que lecionar em três turnos pra sobreviver. Vamos lá:

1. Se você está satisfeito com o livro didático que utiliza em sala de aula, nem pense em perder tempo com  a análise de outros. Confira no site do Ministério da Educação, no Guia do Livro Didático, se o seu atual livro está na lista e peça-o. Mesmo que a nova edição venha modificada, a essência dos textos e da organização continuará a mesma e você não terá que mudar todo o planejamento que suou para construir durante os últimos quatro anos.

2. Se lhe disserem que não se pode permanecer com a coleção atual, que tem que trocar de livro, não caia nessa. Isso não existe. Essa compração de livro didático, essa gastação de dinheiro público, é um "acordo" do governo federal com as editoras de livros. Lembre-se: tem gente ganhando muuuuuuitooo dinheiro com isso. Então, facilite a sua vida.

3. Se você estiver pensando realmente em mudar de livro, a primeira coisa a fazer é pensar nos seus alunos. Eles são capazes de ler textos mais elaborados? Ou preferem textos mais curtos e simples? E quanto às imagens, gráficos, textos complementares, documentos e atividades? Enfim, esses pontos devem ser analisados dentro do possível. Procure encontrar um meio termo entre aquela coleção que você mais gostou e aquela que você acha que os seus alunos irão gostar mais.

4. Livros pesados, nem pensar. Principalmente se você leciona para alunos que vão a pé para a escola e depois têm que subir o morro pra chegar em casa. Quanto mais leve, melhor. Do contrário, você corre o risco de mais da metade da turma "esquecer" o livro em casa.

5. Privilegie livros que tratem da nossa realidade, da história brasileira. Repare bem, a maioria dos livros trazem capítulos e mais capítulos sobre história geral. A história do Brasil fica espremida em poucas páginas. Vai por mim:  os alunos de hoje têm muito mais curiosidade sobre o Brasil Africano, por exemplo, do que sobre a formação do feudalismo.

6. Leve em conta como você trabalha. Você é daqueles que utiliza apenas o livro didático em suas aulas? Então você deve realmente escolher um livro que ofereça muitas atividades e de preferência compatíveis com o conteúdo dos textos. E procure também analisar se essas atividades irão motivar seus alunos.

7. Uma outra opção para facilitar a vida é tentar escolher um livro que já foi adotado por você e por seus colegas, anos atrás, e funcionou muito bem. Todos nós guardamos planejamentos antigos. Quem sabe não é a hora de retomar aquela coleção que a editora resolveu relançar?

8. Não existe livro didático perfeito. Existe aquele que é mais adequado pra você e para seus alunos. O livro didático não é a super ferramenta que resolve todos os problemas pedagógicos. Ele é só mais um instrumento entre vários outros. Então, caro colega, escolha o melhor que puder. Afinal, serão mais quatro anos até a próxima escolha.

Boa sorte!

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