sexta-feira, 27 de abril de 2012

Módulo (só se for lunar)

Consultando o Novo Dicionário Aurélio não consigo estabelecer uma correspondência entre o significado da palavra módulo e o sentido que a Secretaria de (des) Educação lhe dá.

Seria muito mais simples dizer apenas "reunião pedagógica". "Vamos fazer uma reunião pedagógica para traçarmos novas estratégias didáticas". Esta frase está correta, não está? Então, por que usar a palavra "módulo"?

Se pensarmos bem, módulo é uma palavra que reflete exatamente a visão que a SEE tem da educação. A percepção de uma educação compartimentada, feita de pedaços, medidas, unidades, segmentos, setores, enfim, módulos que deveriam se encaixar na construção de um todo, mas que acabam desmoronando porque a base é fraca.

Não obstante tanta nomenclatura, a realidade dos nossos alunos demanda outra concepção de educação. Precisamos, antes de tudo, de uma educação mais humanista, mais lúdica, mais unificada, totalmente interdisciplinar, multimídia, livre, sem amarras, sem cercas internas.  Precisamos de mais liberdade e autonomia pedagógica nas escolas públicas.

Deveríamos dispensar totalmente a BURROcracia do estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário