terça-feira, 26 de março de 2013

Prêmio de produtividade ou esmola de produtividade?

No Reino da Província, o príncipe maquiavélico instituiu um prêmio de produtividade. Alguns o chamam de 14º salário. Na verdade é uma esmola. Serve pra enganar os trouxas que acham que governos no Brasil são bons.

Dois salários mínimos. Mil e duzentos reais (valor líquido) é quanto ganha um professor da rede pública estadual em Minas Gerais. A esmola de produtividade, este ano, será igual a 80% do valor do salário. Uma merreca.

Sabe o que eu queria, caro colega? Eu queria que fosse instituído um prêmio por assiduidade equivalente a duas vezes, pelo menos, o valor do salário. (Uma merreca também!) Você seria premiado? Eu seria, pois aos trancos e barrancos, consigo ser assídua. Gostaria de ser premiada pelo meu esforço de suportar o ambiente escolar sem fraquejar. (Mentira: eu fraquejo, surto, brigo...mas vou. Me arrastando, mas vou).

A verdade é que nesses mais de dez anos de magistério, tirei licença médica pouquíssimas vezes. As poucas vezes foram por motivos psiquiátricos:

- O que está acontecendo? - perguntou o médico.

- Não sei, doutor. Só sei que sinto ódio da diretora, ódio da supervisora, ódio de ter que ir à escola., ódio...

Ganhei 20 dias de licença. E isso foi há muito tempo.

Bom, que venha a esmola de produtividade. Vou pagar o meu cartão de crédito atrasado que o salário de fevereiro não deu pra pagar. O que sobrar, se sobrar, vou comprar um bom pedaço de bacalhau e ovos de páscoa. Chocolate, quando consumido com moderação, é ótimo pra evitar a depressão.

Feliz Páscoa, caro colega!

Nenhum comentário:

Postar um comentário