domingo, 13 de novembro de 2011

A luta continua! Chega de submissão!

Outro dia vieram com a proposta de aplicar provas de recuperação para os alunos. Para todos os alunos! Uma prova e um trabalho no valor de 100 pontos.

Dei um piti. Tenho 200 alunos. Trabalhei o ano inteiro corrigindo milhares de atividades para cumprir o programa de recuperação paralela. E agora vieram com a brilhante idéia de distribuir 100 pontos para todos os alunos, inclusive para os que já passaram de ano.

"Para melhorar a nota deles", disseram. Prazo para a tarefa de corrigir 400 atividades? Seis horários ou 5 horas. E os professores que têm 400 alunos?

Tive um xilique. "Não corrijo, não corrijo e não corrijo. Aqueles que já passaram de ano, passaram. Se passaram com 60% ou 70%, paciência. Fiz a minha parte. Só vou corrigir os trabalhos dos alunos que não passaram ainda". Bati o pé e venci. Não aceito mais delírios pseudo-pedagógicos. E acho que todos os professores deveriam fazer o mesmo. Chega de aceitar orientações sobre as quais não fomos sequer consultados.

Chega de submissão! Professor é o último a ser consultado sobre as soluções para tirar a Educação do buraco. Eu sei exatamente o que fazer (e acredito que meus caros colegas também) para resolver vários problemas da escola. Somos nós que estamos na linha de frente, mas nunca somos consultados.

Tudo vem de cima pra baixo. E professores que têm a autoestima no pé aceitam tudo e morrem de medo de não sei o quê. Eles morrem de medo das ameaças ridículas cujas origens são obscuras pois ninguém se guia pelas leis, mas pelo disse que disse.

Confesso a você, caro colega, estou cada vez mais refratária às ordenanças da SEE e seus projetos pedagógicos inóquos que não resolvem nada e só fazem aumentar a carga burocrática que sempre recai em cima dos funcionários da escola. Pra mim chega!

Nenhum comentário:

Postar um comentário