sábado, 15 de março de 2014

Greve Nacional dos Professores 2014

Você conhece a experiência do sapo na água quente? A primeira vez que ouvi falar dessa experiência foi no documentário "Uma verdade Inconveniente". Esse filme mostra as palestras sobre os perigos do aquecimento global que o ex-vice-presidente norte americano Al  Gore ministra pelo mundo afora.

A experiência é assim: se você coloca um sapo dentro de um caneco com água quente, o sapo imediatamente salta para fora do recipiente. Mas se você coloca o sapo dentro do caneco com água fria, e esquenta a água com ele lá dentro, o sapo morre cozido. Ele não pula.

Às vezes, penso que nós, professores, somos como os sapos. Os recém-concursados e nomeados, que vejo chegando na escola pública, não ficam. Eles logo tomam consciência de que a água está quente demais e que eles precisam procurar uma água mais fria para sobreviverem.

Os demais sapos, nós, caros colegas, professores com mais de dez anos de magistério, vamos ficando, ficando...A água não nos parece tão quente. Ela sempre foi assim, morninha... Desejar uma água fria e estimulante nos parece um sonho impossível. Um sonho difícil de realizar. E se a água esquentar demais, não tem problema, estamos acostumados. Vamos dourando a temperatura... Reclamamos, reclamamos, mas não fazemos muita coisa para mudar a nossa situação.

Não se iluda, caro colega. Estamos sendo cozidos em fogo lento sem percebermos. Vamos terminar nossas vidas doentes e sem dinheiro para comprar remédios.

Agora, uma pergunta: você vai participar da Greve Nacional de três dias? Ou está com preguiça de pagar os dias depois? Ou está com medo do governo cortar o seu salário?

Estive pensando...Os garis do Rio fizeram greve e agora eles ganham um salário como o meu: mil e poucos reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário