sexta-feira, 8 de abril de 2011

Luto (2)

O Massacre em Realengo foi um ataque premeditado por uma mente psicótica. O assassino seguiu todos os passos de "modelos clássicos" desse tipo de crime. Realmente, é primeira vez que um fato como esse ocorre no Brasil, mas digo e repito: armas de fogo entram nas escolas públicas deste país, todos os dias, escondidas nas mochilas de estudantes ligados ao tráfico de drogas.

As escolas das periferias das grandes cidades são verdeiras bombas-relógio. Assassinatos entre estudantes, brigas, agressões, professores ameçados e atacados, vandalismos, tudo isso faz parte do nosso universo escolar, cotidianamente.

Hoje, a minha primeira aula foi no difícil oitavo ano B. Durante os primeiros 30 minutos, promovi um debate sobre a tragédia. Apesar da disciplina caótica, deixei que falassem, falassem, falassem...E não é que um deles me ameaçou? Em voz baixa, quase um sussurro, tavez para os outros colegas não ouvirem, passou por mim  dizendo: "O cara matou mesmo! E eu também mataria uma professora como você, brincando..."

Eu estava sem energia para responder à altura. Deixei passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário