domingo, 26 de outubro de 2014

O Dia D da Decisão

Olá, caro colega! Há quanto tempo!

Sei que sumi por uns tempos, mas a regra é essa: quando entro em férias, o blog também entra. Não que não sinta vontade de postar uma coisinha ou outra. Sempre penso em alguns assuntos. Ainda mais em tempo de eleições quando os nervos políticos dos mais radicais estão à flor da pele. Mas o fato é que, nos últimos meses, outras escrituras demandaram minha atenção (tenho que dar um jeito na vida; não posso ficar esperando o pré-sal para ver a cor do meu salário realçada). Outro motivo é que o acirramento da baixaria presente na campanha presidencial tem me deixado emocionalmente desequilibrada, e receio me arrepender por tons de ódio e intolerância que talvez eu possa imprimir nos textos. Uma razão para não direcionar o blog para uma discussão meramente eleitoral é que o objetivo deste blog é discutir a Educação. Este blog é temático.

Penso nos meus caros colegas estrangeiros que acessam o blog. Talvez para eles seja interessante uma visão de dentro do monstro para que  possam se inteirar da situação brasileira nesse momento crucial da sua história. Se é que a situação política brasileira lhes interessa...

Sempre fui PT. A minha vida inteira. Contribui, dentro dos meus limites, na época, para fundar o partido. Sempre votei no PT. Sempre acreditei na vertente trabalhista como possibilidade de um país socialmente mais justo. Fiquei feliz demais quando Lula ganhou a presidência, em 2002. Meu coração se encheu de esperança. Esperanças em parte diluídas devido ao escândalo do Mensalão. Esclareço que não assisti às notícias recortadas pelos jornais e telejornais na época. Assisti à novela do Mensalão pela transmissão oficial dos depoimentos ao vivo através da TV Senado. Eu vi todos os depoimentos de todos os envolvidos. Eu vi a CPI na íntegra. Foi uma decepção. A melhor definição do Mensalão que ouvi foi a do Olívio Dutra dizendo que o PT estava pagando pelas más companhias. Mas a verdade era que existiam (e ainda existem) maçãs podres dentro do PT também.

Não obstante o Mensalão, Lula foi um excelente presidente. Ele cumpriu o que prometeu. A desigualdade social declinou; a fome diminuiu; o salário mínimo ganhou poder de compra; os pobres passaram a ter direito ao crédito; o desemprego foi combatido; uma "reforma universitária" passou a oferecer mais chances de ingresso no ensino superior; a inflação foi controlada; o agronegócio bombou; as exportações de comodities dispararam; o Brasil cresceu, não só economicamente, mas também em autoestima.

Muitos dizem que a corrupção aumentou durante o governo do PT. Este é um argumento forte da oposição. Pena que a Dilma não tenha nenhum historiador como assessor direto. No futuro, os historiadores que se dedicarem a estudar o lulismo irão dizer que foi durante o governo petista que o crime do colarinho branco passou a ser combatido com eficiência e noticiado nos jornais. A verdade é que a Polícia Federal deitou e rolou nos últimos 12 anos. Paradoxalmente, é exatamente por causa dessa publicidade e do aumento da autonomia da PF que temos a impressão de que a corrupção aumentou. Essa é a faca de dois gumes que hoje ameaça o PT.

Mas não sou ingênua de achar que não existem corruptos dentro do PT. O que me deixa triste é que o PT não encontre um caminho interno de consenso para recuperar sua imagem de defensor da transparência no setor público. Vamos falar a verdade: existem casos obscuros; existe manipulação de dados; existe negligência e omissão; existem casos de ingerências. Apesar de tudo de bom que foi construído nesses últimos anos, há problemas. A história da Petrobrás só me assusta em um aspecto: como eles deixaram a coisa chegar a esse ponto? Por que não tomaram providências antes?

Não morro de amores por Dilma. A administração dela é confusa. Não adianta só distribuir/investir bilhões. Tem que fiscalizar para saber se esses bilhões foram aplicados corretamente pelos estados e municípios. Estou na contramão do Chico Buarque. Na última eleição votei na Dilma por causa da Dilma. Nesta eleição vou votar na Dilma por causa do Lula.

Vou votar na Dilma porque o governo do PT investiu de verdade no ensino superior. Vou votar no PT porque sempre chega verba federal na minha escola, inclusive para o ensino médio que é obrigação dos estados. Vou votar na Dilma porque hoje, no Brasil, todo concurseiro quer ser funcionário público federal. Vou votar na Dilma porque os melhores salários da educação pública estão no ensino federal. Vou votar na Dilma porque o PSDB prima pela supressão dos direitos dos professores. Vou votar na Dilma porque FHC e Aécio Neves foram péssimos para o funcionalismo público. Vou votar em Dilma porque Aécio congelou o salário e a carreira dos professores. Vou votar em Dilma porque o choque de (indi) gestão do governo do PSDB ainda me causa ânsias de vômito.Vou votar em Dilma, porque Aécio não tem consistência: suas propostas são extremamente superficiais e elitistas. Vou votar em Dilma porque não confio em Aécio.

Vou votar na Dilma porque o PT foi muito melhor para a Educação.